SAÚDE & ESPORTES



Exercícios intensos podem aumentar risco de infarto
Praticar atividades regulares é o segredo para ganhar mais saúde
De nada adianta querer recuperar o tempo perdido procurando uma academia ou praticar alguma atividade física sem uma orientação profissional e de maneira mais pesada, sonhando com resultados rápidos.

Estudo publicado pelo European Heart Journal afirma que um esforço físico pode desencadear um ataque cardíaco, quanto maior o esforço, maiores são os riscos. Isso ocorre devido ao estresse provocado pelas causas físicas, psicológicas ou químicas, afirma o Dr. Stephani Von Klotz, responsável pelo centro de pesquisa alemão para a saúde ambiental.

A pesquisa contou com a participação de 1,3 mil pacientes que foram entrevistados sobre os níveis de atividades e a duração, no dia e nos três dias seguintes. Os resultados finais mostraram que há um aumento de 5,7 vezes no risco da doença com duas horas de esforços árduos e de 1,6 vezes em um episódio de esforços moderados. Diferente das atividades regulares que tem efeito protetor contra o risco associado a episódios de esforços extremos e moderado.

Um programa desenvolvido pelo American College of Sports Medicine tem como conduta a mudança dos hábitos alimentares e a adoção de uma vida com mais qualidade. É importante que a supervisão seja feita por uma fisioterapeuta para o controle dos sinais e sintomas.

Para quem não pensa em adotar o programa e está liberado para atividades físicas poderá praticar as seguintes atividades diariamente: caminhar durante 30 minutos, três vezes por semana, em superfície plana; pedalar em bicicleta fixa, sem resistência, por 30 minutos três vezes por semana; andar em esteiras na velocidade suave, sem inclinação, por 30 minutos três vezes por semana.

As atividades domésticas também entram na forma de exercício aeróbico, desde que não exijam força física exagerada e não apresentem nenhuma contra-indicação médica e ou fisioterapêutica para o indivíduo. Alguns exemplos que poderão ser seguidos: lavar quintal, limpar as janelas, juntar folhas do jardim, varrer ou utilizar o aspirador de pó, lavar louça com troca do apoio entre o pé direito e esquerdo (use uma lista telefônica como apoio); passar roupas (seguindo as mesmas recomendações feitas para lavar a louça) e estender roupas no varal com elevação dos braços.

Outro bom início para a prevenção do infarto agudo do miocárdio, além das descritas acima, é deixar seu carro na garagem e caminhar, sempre que possível. Todas essas dicas são recomendadas, mas não se pode esquecer-se de associar hábitos alimentares saudáveis.

Postagens mais visitadas deste blog

FUTSAL...NOVA MUTUM 6 X 3 CAMPO NOVO PARECIS

HONDA DESENVOLVE PERNA MECANICA

DUAS MELHORES EQUIPES DE FUTSAL DE SP