Futebol...Brasil X Portugal em Brasília



















Brasil x Portugal: Futebol espectáculo em Brasília
Terça-Feira, 18 Novembro de 2008
A magia do futebol volta a juntar dois “países irmãos”. Além da língua, cultura e mais de 500 anos de história, há algo que une Portugal e Brasil: a paixão pelo futebol. Brasília recebe alguns dos melhores do mundo, num autêntico jogo de estrelas.


É o último jogo de 2008 e, para além do evidente interesse desportivo já que em campo se juntam duas das melhores selecções do mundo, é um encontro especial entre dois países irmãos.
Antes dos jogo, dos jogadores aos dirigentes, ninguém conseguiu disfarçar a emoção do reencontro. “É um prazer para a selecção nacional defrontar o Brasil, que é a maior potência do futebol mundial” referiu Gilberto Madaíl dias antes do encontro disputado no renovado Estádio Walmir Campelo Bezerra em Gama, cidade dos arredores de Brasília.
Já Carlos Queiroz, que recebeu de braços abertos o seleccionador Dunga no passado dia 7 de Novembro em Lisboa, referiu que o jogo entre as duas selecções é “uma grande jornada de futebol, um grande evento para o significado social e cultural que tem cada jogo entre os dois países” além de lembrar que “uma importante etapa de preparação das duas selecções, para a nossa final de 2010”.
Dunga também sublinhou a importância do encontro com Portugal e até brincou com a qualidade das duas selecções. “Portugal já tem dois jogadores brasileiros, daqui a pouco é tudo Brasil e Portugal e, aí, será uma selecção imbatível” disse entre risos. “Não há nada melhor do que fazer esta partida com Portugal, os brasileiros estão muito ansiosos para ver a selecção portuguesa. Parte dos brasileiros torce por Portugal, por tudo aquilo que nos liga, os portugueses abriram a estrada para que o Brasil seja conhecido em todo o mundo” acrescentou.

XVIII Portugal-Brasil
Um jogo entre Portugal e Brasil é sempre misto de emoções fortes. Antes deste encontro em Brasília, as duas equipas defrontaram-se por 17 vezes e o balanço é claramente favorável aos brasileiros: apenas perderam por quatro vezes, e duas delas aconteceram nos dois últimos encontros. As vitórias lusas aconteceram em 1963 no Estádio Nacional, em Lisboa, por 1-0, em no Mundial de 1966 em Inglaterra onde o Brasil de Pelé perdeu com o Portugal dos “Magriços” por 3-1, em 2003 no Estádio das Antas por 2-1 e em Londres, na preparação para o
Euro 2008, por 2-0.

Jogadores viajam juntos
Para a organização deste jogo em Brasília foi gasto cerca de 700 mil euros em logística. Parte da verba foi utilizada em aviões. E desta vez os jogadores portugueses tiveram uma companhia muito especial: alguns internacionais brasileiros. É que dos 23 convocados de Dunga, 18 deles jogam na Europa. Assim juntaram-se em Lisboa aos internacionais portugueses para voar para o Brasil no A340 da TAP que foi escolhido por ter 36 lugares de classe executiva, que rebatem 180 graus, fundamental para o repouso dos jogadores. Na capital brasileira foram utilizados quatro hotéis para todos os envolvidos no encontro. A selecção portuguesa ficou no Kubitschek Plaza, de cinco estrelas.

Deco e Pepe: um jogo especial...
Para Deco e Pepe, que representam a selecção portuguesa, o reencontro com a selecção do Brasil é sempre especial, sobretudo se o jogo se realizar em terras de Vera Cruz. Os dois internacionais lusos regressaram ao país que os viu nascer e para jogar pela primeira vez. “É obviamente um jogo diferente e muito especial para mim, uma vez que estarão frente-a-frente o meu país de nascimento e o país que escolhi representar, que tão bem me acolheu e a quem tanto devo, como pessoa e como profissional de futebol” disse Deco antes de viajar para Brasília. Já para o central Pepe é “um enorme privilégio regressar ao Brasil para jogar com a camisola de Portugal. Será um jogo naturalmente especial porque vou jogar no país onde nasci mas a partir do momento que o árbitro apitar tudo se esquece”.

Chuva de estrelas
É uma autêntica chuva de estrelas. De um lado Kaká e companhia e do outro Cristiano Ronaldo e os seus colegas. Pelo Brasil, Luisão, jogador do Benfica, tem como companheiros Daniel Alves, Gilberto Silva, Anderson (ex- FC Porto), Diego (ex- FC Porto), Mancini, Robinho, Pato ou Adriano, entre outros. Já Portugal sobe ao relvado com jogadores como Simão, Bosingwa, Deco, Bruno Alves, Tiago, Pepe, Nani, Moutinho; Hugo Almeida, entre outros.
Agora imagine o que seria se todos representassem a mesma selecção...

Sabia que um português já treinou a selecção do Brasil?
Brasil e Portugal têm estreitos laços desportivos, com o fluxo migratório a conduzir bons talentos do futebol para o nosso país. A selecção portuguesa já foi orientada por Otto Gloria e Luiz Felipe Scolari, e recebeu jogadores naturalizados como Deco ou Pepe. Mas o que se calhar não sabe é que o intercâmbio faz-se dos dois lados. Não é tão recorrente mas acontece. E sabia que a selecção do Brasil já foi orientada por um português? Jorge Gomes de Lima, natural de Lisboa, teve uma carreira de sucesso do outro lado do Atlântico. Joreca, como era mais conhecido orientou em 1994 a selecção do Brasil em dois jogos frente ao Uruguai.

Reinauguração do Bezerrão
Este encontro entre Portugal e Brasil assinala a reinauguração do Estádio Walmir Campelo Bezerra, mais conhecido como Bezerrão, depois da remodelação a que foi submetido. O Estádio situa-se na cidade de Gama, a 35 km de Brasília, e foi inaugurada a 9 de Outubro de 1977 e demolido nos finais de 2005 para as obras de renovação, projectadas pelo arquitecto Ruy Ohtake. O estádio, com capacidade para 20.000 adeptos, tem o nome de António Walmir Campelo Bezerra, administrador do Gama durante a primeira construção.

Postagens mais visitadas deste blog

FUTSAL...NOVA MUTUM 6 X 3 CAMPO NOVO PARECIS

HONDA DESENVOLVE PERNA MECANICA

DUAS MELHORES EQUIPES DE FUTSAL DE SP