BRASIL NO MUNDIAL DE VOLEI




A segunda fase do Mundial Masculino de Vôlei, na Itália , começa nesta quinta-feira (30), com Brasil , Polônia e Bulgária - os três medalhistas da última edição, em 2006 -agora brigando no mesmo grupo para seguir na disputa do título. Os brasileiros enfretam primeiro os poloneses, nesta quinta-feira (30), e depois os búlgaros, no sábado (2),

Depois de três dias com os primeiros jogos, classificaram-se 18 times, sendo nove da Europa (Bulgária, República Tcheca, França , Alemanha , Itália , Polônia, Rússia, Sérvia e Espanha ), quatro da América do Norte (Estados Unidos , Cuba, México e Porto Rico), dois da América do Sul (Argentina e Brasil ), dois da África (Egito e Camarões -este, pela primeira vez) e um da Ásia (Japão ).

Os 18 times estão divididos agora em seis novos grupos, nas cidades de Ancona (do "grupo da morte", do Brasil ), Catânia e Milão. Serão mais três dias de jogos, passando dois times para a terceira fase (que será na outra semana, de segunda-feira, 4, a quarta, 6), antes das semifinais (na sexta, 8, e no sábado, 9) e final (no domingo, 10).

O Grupo N é o chamado "da morte", com sede em Ancona. Nele estão a Polônia, campeã europeia e tradicionalíssima no vôlei mundial -tem dois títulos -; Bulgária, outra seleção de muita tradição no vôlei e força, da escola soviética, mais o Brasil , campeão olímpico em Atenas-2004, vice em Pequim-2008, campeão da Liga Mundial deste ano e que luta por seu terceiro título em Mundiais sob o comando do técnico Bernardinho (que, como jogador, foi vice-campeão mundial na Argentina -1982 - e depois vice olímpico em Los Angeles-1984).

O outro de Ancona é o Grupo L, que tem os Estados Unidos , campeões olímpicos em Pequim-2008, campeões mundiais em 1986; a República Tcheca, duas vezes campeões mundiais, e o já vitorioso Camarões , pela primeira vez chegando à segunda fase da competição depois de vencer a Austrália.

No Grupo G, de Catânia, estão a Itália , três vezes campeã mundial; Porto Rico, apenas em sua terceira edição do torneio, e Alemanha , campeã em 1970.

No Grupo I, também de Catânia, jogam a Rússia, recordista com seis títulos mundiais; Egito, campeão africano, e Espanha -dirigida por um dos mais vitoriosos técnicos do vôlei mundial -o argentino Julio Velasco.

O Grupo H, em Milão, tem a jovem seleção de Cuba, que está brilhando -neste Mundial, já bateu o Brasil , primeiro do ranking mundial -; Sérvia , bronze na Liga Mundial deste ano, e México , em seu primeiro Mundial desde 1982.

No Grupo M, o outro de Milão, está a "surpresa" França ; a Argentina , bronze no Mundial-1982, e Japão , uma escola do vôlei mundial, duas vezes bronze em Mundiais, mas que nesta edição já tropeçou no Irã -que considerou sua vitória "histórica".

Postagens mais visitadas deste blog

FUTSAL...NOVA MUTUM 6 X 3 CAMPO NOVO PARECIS

HONDA DESENVOLVE PERNA MECANICA

DUAS MELHORES EQUIPES DE FUTSAL DE SP